sexta-feira, 14 de maio de 2010

O Papa em Fátima



Ontem, em Fátima, por volta das 9h41. Esta era a vista da multidão para quem olhava na direcção da Igreja da Santíssima Trindade. O que mais impressionou? Que era uma multidão verdadeiramente internacional. Do ponto de vista de um lisboeta que fez cento e poucos quilómetros para ir a Fátima, impressionou-me fortemente o gesto de tantos que viajaram milhares de quilómetros para estar ali, no 13 de Maio. Também de referir a forte presença dos nossos irmãos do Caminho Neocatecumenal. Eram às centenas, oriundos de Portugal, Espanha, França, Estados Unidos, Alemanha, etc., e destacavam-se pelas suas enormes faixas e pelos cânticos incessantes. Um bem-haja para eles!

O tempo ajudou. Uma curta chuva antes de a missa começar, e foi tudo! Todos receávamos que se abatesse um temporal durante a santa missa. Nada disso: o sol brilhou quase sempre!

O que fica?
Uma intensa admiração pela inteligência espiritual dos beatos Jacinta e Francisco, admiração que saiu reforçada pelas palavras do Santo Padre:

"Prova disto mesmo é este lugar bendito. Mais sete anos e voltareis aqui para celebrar o centenário da primeira visita feita pela Senhora «vinda do Céu», como Mestra que introduz os pequenos videntes no conhecimento íntimo do Amor Trinitário e os leva a saborear o próprio Deus como o mais belo da existência humana. Uma experiência de graça que os tornou enamorados de Deus em Jesus, a ponto da Jacinta exclamar: «Gosto tanto de dizer a Jesus que O amo. Quando Lho digo muitas vezes, parece que tenho um lume no peito, mas não me queimo». E o Francisco dizia: «Do que gostei mais foi de ver a Nosso Senhor, naquela luz que Nossa Senhora nos meteu no peito. Gosto tanto de Deus!» (Memórias da Irmã Lúcia, I, 40 e 127)."

3 comentários:

joaquim disse...

Sem palavras!

Momentos para guardar no coração e fazer deles vida em nós!

Um abraço amigo em Cristo

Espectadores disse...

Sem dúvida, Joaquim!
Também lá esteve? Eu estive sempre no mesmo sítio, muito perto de uma das esquinas da Capelinha das Aparições. Um banho de gente entusiasmada!

Com amizade, em Cristo,

Bernardo

joaquim disse...

Estive na igreja da Santíssima Trindade, no dia 12 a rezar as Vésperas com o Papa.

Foi um momento extraordinário sobre o qual já escrevi no meu blogue.

Um grande abraço em Cristo